sábado, 30 de maio de 2009

Audax - o inicio de tudo


O texto é longo mas vale muito a pena deixar aqui registrado.

Henri Desgrange foi um talentoso ciclista que deteve durante certo tempo o recorde da hora de 35.325 kms (sem recursos de vácuo e aerodinâmica) , quando se aposentou das corridas, continuou com o gosto pela atividade física.

Em suas publicações na revista L'Auto a qual fundou, encorajava a juventude a dedicar-se aos esportes, não necessariamente no formato de competições organizadas. Ele via naquelas atividades uma maneira de manter o corpo em forma e com boa saúde.

Tendo sido ciclista, sua tendência de promover o esporte era mais que natural. A partir de 1901, começou a incentivar o ciclismo em grupo, restabelecendo o que ele chamava de Cicloturirsmo de Longa Distância, algo que segundo ele tornava-se dominante na França. Ele defendia as excursões de longas distâncias e em grupo, eventos que não se degradariam em competição, era uma inspiração que brotara de movimentos italianos, entre eles os membros de um grupo denominado "Audax Italiano."

Quem eram aqueles ciclistas que Henri Desgrange tomou como modelo? Sua história remonta ao 12 de junho de 1897, quando um grupo de doze ciclistas se organizaram para cobrir a distância entre Roma e Nápoles - algo em torno de 230

 kilometros - no mesmo dia, entre o nascer e o por do sol.

Alguém deve ter se pergundado, como seriam as rodovias daquela época? Como eram as bicicletas? Tecnologias? E pensar no desafio daquele feito. Sob a liderança de Vito Pardo - organizador daquele evento fora do comum, chegaram a Nápoles nove ciclistas no entardecer daquele dia. Os jornais espalharam o sucesso do feito. Denominaram-nos, de forma distinta, com o título "audace" - audacioso em italiano  - aqueles que concluíram o evento. Este termo -  "audace" - logo foi traduzido para o Latin - "Audax" - e o nome continuou seguindo estes.

Os ciclistas Napolitanos, com uma ponta de ciúme dos seus patriotas Romanos, fizeram então o mesmo percurso, mas na ordem inversa, entre Napolés e Roma. Vinte deles concluíram o trajeto, e durante aquele percurso ocorreu uma cerimônia de honra,  onde ficou decidido o início de um grupo de ciclistas, competentes para pedalar 200 ou mais kilometros em um único dia.

O grupo foi denominado "Audax Italiano" E a partir daquele ponto, o modelo de grupos de ciclismo de longas distâncias, liderados por um Capitão de Rota, espalhando-se por toda a Itália. Surgiram grupos nas principais cidades, e o número de ciclistas que receberam o tão sonhado título "Audax",  nunca deixou de crescer.

Era aquele modelo de Ciclismo em Grupo, extenuante do ponto de vista da distancia envolvida, que Henri Desgrange queria resgatar, voltado para os já haviam abandonado o ciclismo competitivo, mas eram saudosos do esporte. Pensou em uma maneira de dar aqueles o gosto de pedalar de novo, com menor intensidade, mas não menos saudável para a o condicionamento físico.

Em 1903, o Grupo Audax Italiano, anunciou a sua intenção de pedalar até Paris naquele verão. Desgrange lamentou o fato de não haver na França um grupo similar ao dos Italianos. Foi então que Georges Lefevre - mesmo criador do Tour de France, escreveu uma série de artigos na L'Auto nos quais ele descrevia o grupo italiano e sua proposta tentadora. (obs: Mas quem fundou mesmo o TDF foi o Henri baseado na "idéia" do Lefevre)


Ele propôs um encontro do grupo italiano e um grupo de ciclistas da capital francesa, estes pedalariam antes dos parceiros italianos no trajeto. Para tal feito ele designou um grupo de ciclistas capazes de pedalar em grupo de forma autosuficiente. Ele sugeriu a L'Auto envolver-se naquele projeto e tornar-se líder do movimento de renovação do cicloturismo na França.

No dia 7 de Janeiro de  1904, Henri Desgrange anunciou na capa da L'Auto a intenção de fundar a Organização Francesa do Audax, nos mesmos moldes do Audax Italiano, seguindo as idéias prévias de Georges Lefevre. Após diversas prévias de preparação, lideradas por Charles Stourm, outro colega na L'Auto, ocorreria o primeiro pedal oficial do Audax Francês - em 3 de Abril de 1904, no percurso entre Paris e Gailon. Dos 37 participantes, 29 obtiveram sucesso em pedalar os 200 kilometros necessários à obtenção do título "Audax." Eles foram premiados com uma medalha numerada e o certificado correspondente fornecido pela L'Auto.

Charles Stourm, que atuou como Capitão de Rota nesta histórica odisséia,  recebeu a primeira medalha numerada. Era uma medalha esmaltada de cor amarela, as mesmas cores da páginas da L'Auto. ( Nota do tradutor. Amarelo permanece como a cor das medalhas dos brevets de 200 kilometros até os dias de hoje.) Isto explica porque a cor amarela tornou-se característica do Audax Francês, bem antes desta cor vir a ser associada com a camisa amarela do líder do Tour de France, um evento que só viria a ser criado em 1919.

Portanto o Audax Francês foi criado por Henri Desgrange, e os ciclistas foram tão importantes como os que iniciaram o Tour de France. Todo ano nas páginas da L'Auto, os ciclistas do Audax figuram juntamente em listas com os nomes de competições famosas: Paris - Roubaix, Paris - Tours, ou o Tour de France, e nas agendas dos eventos publicados pela imprensa.

Até sua morte em 1940, Henri Desgrange serviu como Presidente Honorário do Audax, sempre atento as atividades da organização. Seu trabalho foi seguido por Jaques Godet, seu filho espiritual, que incorporou completamente o espírito do esporte. Para ele, neste mundo moderno, o Audax era acima de tudo a sabedoria, e posteriormente Audax era saúde:  Uma filosofia esportiva voltada para o bem maior da participação que a competição, e acima de tudo para o bem estar físico.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ansiedade

Não sei se posso dizer que a ansiedade é um bem que produz resultados positivos ou um mal qe vem pro bem.
Mas dando uma rápida "googlada" pode-se perceber que ela prejudica mais do que ajuda então... é melhor deixar ela de lado.

"A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.
A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças."


No ciclismo (como na vida) se tem vários momentos de ansiedade numa única prova. Como a vida é única tb tem vários momentos
Preparo é onde ela trabalha de leve, pois é a hora onde tem que treinar quase que religiosamente se quiser ter algum resultado, logo o atleta se cobra, pois sempre rola aqueles pensamento "E se eu..."
expectativa, qd vc chega no local da prova que tá todo mundo fazendo a inscrição.
na hora da largada, essa pra alguns faz até mal, pois na largada algumas vezes o pelotão já um tiro, tipo 45 - 50km/h e se o camarada não estiver bem psicologicamente com certeza ele sobre, até pode acompanhar mas a mente nervosa vai mandar as pernas travarem, a não ser que o cara seja bom pra relaxar e tomar o controle da situação.
durante a prova como um pneu furado, não tem nada pior
e no final... ah, aí acho que não tem lugar pra nunhum pensamento, acho que a única coisa que o pelotão todo pensa é cruzar a linha em 1º, pelo menos num pelotão onde é cada um por si. Creio que nesse ponto é onde ela (a ansiedade) mesmo que inconcientemente tá trabalhando a todo vapor, acho que o organismo suga ela pra produzir mais energia rsrs.

Mas geralmente a ansiedade é facilmente derrotada, claro que vai de pessoa pra pessoa, pessoas com um estilo de vida mais light, tipo não se estressam com bobagens, calam mais que falam, tem uma carga de responsabilidades menor no trabalho, trabalhar menos tb é bom rsrs NÃO FUMAR, riem mais, pedalam mais rsrse etc. ajuda. Uma boa alternativa é ir trabalhar pedalando ou fazer passeios periódicos, uma trilha pra visitar uma cachoeira ou algo bonito é uma boa!
obs: se vc não tem essas características acima, não desanime sempre tem uma hora oportuna pra mudar.

Nem sei pq decidi falar de ansiedade hoje! acho que é pq tô esperando o quadro novo e vou montar sem STI (passadores de marcha) o que significa que vou ter que adaptar um jeito de trocar as marchas, já que vai demorar pra eu comprar um STI que praticamente é mais caro que o quadro que ainda vou comprar rsrsrs

E pra não dizer que esse papo de ansiedade no esporte é invenção minha tá aqui uma prova.

obs: e hoje nem treinei, meu biológico não deixou mas tô ansioso pra ir amanhã!

Até!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

QUINTA é treino

E hoje estava eu bem descansado, "bem nutrido" e BEM DISPOSTO pro treino, acho que foi praticamente 1 semana sem bike, bom ainda bem que não foi apenas eu. Só foram seis camaradas, foi legal, só girinho e conversa jogada ao vento, até deu pra ver a paisagem no caminho vi um CONJUNTO habitacional que NUNCA tinha visto, provavelmente se fossem os "terroristas" eu teria sobrado pois ficaria com medo de forçar demais a bike nos ataques (por causa da gancheira) e tb pq fui com pouca água.
Geralmente depois do treino o pessoal se reune No Guaraná uma barraquinha que vende guaraná do amazonas (não uma delíiiiiiicia mas dá pra tomar) e fica todo mundo conversando sobre ciclismo, e tirando onda com a cara de quem sobra, tem gosto pra tudo! Hoje não teve quórum e não rolou o guara, mas foi bom que cheguei em casa mais cedo e levei o guri pra escola.

O sol brilhou, o sangue circulou, a bike sobreviveu e eu fiquei feliz. 

Amanhã se não chover e a galera der o toque irei se não vou girar sozinho mesmo, dia 07 tem minha 2ª competição oficial quero chegar lá afinado.


Até!

As bicicletas de Belleville

Postagem a pedido o que veio muito bem a calhar pra o post de hoje

Breve sinopse


Champion é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar da Volta da França, principal competição ciclística do país "e do mundo diga-se de passagem". Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado. Sua avó e seu cachorro Bruno partem então em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano e chamada Belleville.


Premiações
  • Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original ("The Triplets of Belleville").
  • Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Ganhou o Cesar de Melhor Trilha Sonora, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Trabalho de Estréia.
  • Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.
  • O orçamento de As Bicicletas de Belleville foi de US$ 8 milhões.

Só por ser sobre bicicletas já subiu no conceito e ainda por cima é sobre animação que eu não deixo passar um, infelizmente ainda não assisti mas já tá na minha lista de procura, pois nunca vi por aqui nas locadoras, apesar de já ter ouvido falar, além do mais o guri vai adorar e de quebra minha esposa vai sendo "cicloevangelizada" kkkkk

Lembrei de uma história similar. Tinha um menino lá no Texas que gostava de esportes, a mãe dele viu a aptidão do garoto pelo ciclismo e foi insentivando aí uma equipe de ciclismo "sequestrou" ele pra uma cidade do outro lado do oceano e ele venceu um monte de prova além de ser 7 vezes consecutivas campeão da Volta da França. Isso depois de lutar e vencer um câncer no celebro. E hoje aos 37 anos ele tem uma fundação que ajuda as pessoas com cancer. Bonito né?! e ainda corre!!! depois de sua aposentadoria em 2005 ele volta as estradas e quer tentar o 8º título no Tour de France. No momento tá correndo o Giro da Itália e não tá mal não apesar de ter quebrado a clavícula tá ali entre os 15 primeiros.

Tá bom me empolguei! GO LANCE!

Quando eu assistir As Bicicletas de Belleville faço outro post sobre as impressões. Valeu Soraya!

Até

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Chuvas x treinos


As chuvas aqui não dão tregua, quando não chove está tudo nublado. 
Eu não curto pedalar na chuva (acho que ninguém gosta) nem sozinho e muito menos no pelotão pois o pneu do companheiro da frente joga água na sua cara e é um saco, se tô no treino eu continuo, mas é altamente desestimulante, daí só tem duas escolha ou vai pra frente sofrer ou sai do pelotão; tenho que deixar essa frescura de lado.


Pedalar na chuva requer mais atenção (sim, e quem não sabe! rsrs) e alguns cuidados
A frenagem fica debilitada se acontece quedas com a pista seca com ela molhada então, vacilou é chão!
A visibilidade (dependendo da chuva) diminue, porém o perigo não é a visão do ciclista mas a dos motoristas! se eles já não nos vêem em dia de sol imagina debaixo de um temporal, e bike road não costuma andar com pisca, lanterna etc. nesse caso andar com um pelotão é até melhor.
E outro detalhe é o fator vermes, você já parou pra pensar na quantidade de microorganismos vivos rsrsr que tu leva pra boca ao beber água?
E a última das frescuras, fazer uma singela manutenção na bike após o treino, pelo menos verificar a corrente!
O rolo é uma boa alternativa pra tempos de chuva, mas acho eles um assassino de pneus. Tem também a boa e velha bicicleta ergométrica de mamãe (que tá na casa dela) eu pensei em segurar mas peguei o rolo assassino antes.
O rolo tá debaixo da cama e a bike tá no cabide esses pois tá com problemas técnicos na gancheira. 

O BOM MESMO É IR PRA ESTRADA!!!!


terça-feira, 26 de maio de 2009

Treinos

Tinha escrito um monte sobre treino hoje à tarde mas acabei esquecendo de "publicar postagem". Como dizia minha avó "foice". Vamos tentar de novo

Bom, tinha dito que meus treinos são bem problemáticos, não são especificos, não seguem um cronograma (planilha) e por serem muito intensos eu tenho ficado constantemente com as defesas imunológicas em baixa e agora com esse período de chuva então! Como estou dando uma enchugada na bike, decidi dar uma organizada nos treinos pra pelo menos ficarem mais especifico para as provas que tenho em mente. Dia 07/06 tem prova então quero estar me sentindo melhor do que estava na última.

Eu tenho feito os treinos assim:
Terças e Quinta, 05:00 às 07:00, 60km junto com o pessoal
Domingos eu não posso ir mas eles sempre fazem um treino mais puxado tipo 120, 140km
Sábados comecei a ir umas vezes sozinho mas tava desestimulado
Segunda Quarta e sexta - descanso

Sinto que esses treinos tem me sugado aos poucos pois não estou me alimentando como deveria e muitas vezes tenho dormido tarde, o que é fatal. Teve uma vez que varei a noite pois o guri tava meio doentinho aí já viu lá vai o muleque dormir lá pelas 02:30 e eu fiquei meio que sem sono e fui limpar ajeitar um detalhe na bike... nisso fiquei até umas 03:30 já era como às 04:15 eu me acordo passei direto e fui treinar. ME FERREI acho que até hoje tô pagando por isso kkkkkkkk

Ah se não fossem os erros!

Vou passar a fazer o seguinte.

1º melhorar a alimentação (eu já fazia isso mas fraquejei)
2º trenar mais focado nas provas
3º aproveitar melhor os dias de descanso pedalando.

Continua...

Até!

Graeme Obree - de volta

Eu sou Graeme Obree e não desisto nunca

Com certeza vocês assistiram o filme “O Escocês Voador” (The Flying Scotsman) que conta de uma forma romanceada da vida e dos recordes desse escocês de 43 anos.

obree1

Vocês acham que ele desistiu de bater recordes? Enganam-se!

Obree acaba de divulgar imagens da bicicleta que pretende ainda esse ano tentar bater o recorde da hora. E, como de hábito, ele construiu seu próprio equipamento.

A nova máquina foi construída com tubos Reynolds 653 e está dentro das regras da UCI: rodas abertas, guidão tradicional e no limite de peso (6,8Kg). O tubo superior é muito longo, visando, segundo Obree, deixá-lo numa posição mais aerodinâmica (a posição superman foi proibida por sua causa).

Abaixo uma foto da sua bicicleta (feinha por sinal) e sua característica mais marcante: a relação 67×13. Haja perna!

obree_bike

Fonte: magliarosa.wordpress.com - blog do Zaka, ele manda muito em informação sobre o mundo duas rodas


Obs: não sei pq ele não opta por rodas com perfil alto, acho que não sairia do padrão "rodas abertas".

Obs²: Zaka me perdoe, mas não resisti copiar e colar aqui na integra o texto, ficou muito bom e não quis simplesmente "roubar" as fotos e escrever algo tosco em cima.


até!