segunda-feira, 29 de junho de 2009

STOP no pedal

Pois é, quinta-feira dei meu último treino... resolvi dar uma parada por motivos mais que óbvios
1º já tava desestimulado em relação pedalar sem STI
2º tinha lesionado o joelho esquerdo a uns 15 dias e nessa quinta, por culpa da corrente e catraca altamente gastos (já tão no saco), lesionei mais uma vez O MESMO JOELHO... numa subida fui fazer força em pé e as peças não casaram e o joelho foi parar no guidão
3º a coisa tá preta e vai demorar pra comprar as peças.

Enfim... sem previsão de retorno!

Confesso que tô desanimado, talvez nem dê pra correr a 05 de agosto o que será uma pena, mas fazer o quê?
Durante esse tempo vou ficar girando com a MTB participando dos passeios ciclisticos noturnos por aqui pra não ficar totalmente parado...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

FDS

Fim de semana foi uma beleza chuva pela manhã e eu fiquei em casa curtindo o guri que entrou de férias nesse dia, o que vai ser muito bom pois fiz um acordo com a patroa de eu sempre arrumar ele pra escola daí eu posso treinar sossegado e ganhar "crédito", é tipo quando eu precisar comprar alguma peça pra bike ou ter que participar de alguma competição ela não pegar tanto no meu pé, tudo na harmonia rsrsrs... ...nesse sábado o pessoal marcou pra ir pra BR fazer o treino longo o pra mim seria ótimo pois é o melhor dia pra mim, como choveu não rolou e no domingo eu não fui pela manhã (como sempre), mas pude ir na casa de meu cunhado à tarde e foi ótimo, foi só um girinho de uma hora mas foi legal.

Hoje segunda-feira dormimos até o olho fazer bico, umas 10:00 me levantei junto com Gabriel (O guri) brincamos de tomar café e deu a hora de trabalhar, e daqui a pouco estou indo pra casa. Agora a noite vou tomar um café reforçado e pedir a papai do céu pra não chover amanhã pela manhã pra ir pro treino.

Bom amanhã é dia socar a bota e espero sinceramente que o pessoal alivie, não sei se vou tá com saco pra ficar girando, talvez eu fique pra trás mesmo.

sábado, 20 de junho de 2009

Girando

AINDA tô pedalando na coroinha, o bom é que tô treinando giro forçado. (ahh no coroão a corrente cai)

No último treino foi osso acompanhar o povo, alguns momentos pensei que sobraria pois as pernas estavam queimando e meu selim tava levemente baixo, o que é um crime pra o joelho, enfim à 50km/h (nos ataques) na relação 39x14 eu girava mais que um liquidificador e com certeza se o pessoal passasse disso ou mativesse durante mais de 2min (o que não acontece) eu sobraria legal, a 40km/h era suportável, a 35km/h é que eu levantava a mão pro céu a média ficou em 38km/h o que foi ótimo e eu fiquei espantado e tirei algumas conclusões boas sobre girar leve e girar pesado o chamado SPINNERS X SMASHERS.


Trocando em miúdos spinners é o que fiz (ao extremo, diga-se de passagem), ou seja, manter uma cadência (pedalada) alta, na faixa de 90 a 110rpm, o smasher é o camarada que anda travado, ou seja, na coroa maior e na catraca menor e gira mais lento fazendo mais força, o que prejudica o joelho e consome mais energia, coisa na casa dos 70-80rpm. No meio profissional a grande maioria prefere girar mais "SPINNERS" pois teorica e praticamente se economiza mais energia, o que é essencial. Exemplo (foto) Lance Armstrong (amarelo lógico) SPINNER, Jan Ullrich SMASHER. Aqui no treino temos um "Ullrich" ele rema a bike, por mais que o pessoal tente abrir os olhos ele tem mania de andar no coroão e na catraquinha, e olha que ele tem O coroão, 56 dentes, com certeza o maior de Pernambuco.

Minha conclusão é que no final minhas pernas estavam mais inteiras e eu não estava tão cansado, mas que manter uma cadência muito elevada, 110-120, o coração bate mais forte é louco mais é ótimo hahahaha a propósito não sei porque o Tom Boonem cheira cocaína.

O treino foi até legal mas eu prefiro manter um cadência na faixa dos 90, pois 110-120 em alguns momentos é coisa de batedeira de bolo.
Previsão pra compra do STI: JULHO, pois começo de Agosto tem competição e não dá pra ir de coroinha.
Ah... já ajustei o selim e descobri que meu quadro novo é tamanho 52 e não 54 (o ideal pra mim), mas tá valendo, espero não passar muito tempo com ele. Quando fizer os devidos ajustes eu posto uma foto da magrela por aqui pra guardar de lembrança.
Até!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Exemplo

Otávio Bulgarelli vence escapado em Iracemápolis (SP)

O ciclista Otávio Bulgarelli venceu a terceira etapa do campeonato da Média Paulista de Ciclismo no último domingo, dia 24 de maio, em Iracemápolis (SP).

A competição reuniu cerca de 80 ciclistas na categoria Elite e teve 1h30min de duração, disputada num duro circuito de 2,5 km com duas subidas em cada volta.

“Essa prova serviu para eu saber que estou em boas condições físicas e meu treinamento está no caminho certo. Usei essa prova como treino para minha participação na Volta do Paraná e também para as provas que vou disputar no Canadá a partir do mês que vem”, contou o atleta.

Bulgarelli escapou do pelotão principal logo no início da prova e venceu escapado com uma velocidade média de 38 km/h, completando uma volta sobre o pelotão principal. O atleta cruzou a meta cerca de três minutos na frente do segundo colocado, Renato Zopeballi (Peels Capacetes-Caloi-Iracemápolis).

Desde o início, a corrida foi disputada num ritmo muito forte, com ataques de vários ciclistas. Aos 20 minutos da prova, Bulgarelli saiu numa fuga juntamente com outros dois ciclistas de Americana e foram revezando a puxada. Até que, aos 35 minutos da corrida, o ciclista da Flying Horse ficou sozinho na liderança.

“Eu gosto muito do campeonato Média Paulista, pois foi ali que comecei a competir em 1999", completou Bulgarelli, atleta que se projetou para o ciclismo nacional quando era atleta da equipe de Iracemápolis.

A próxima etapa da Média Paulista de Ciclismo será no dia 31 de maio em Itapira (SP).

VOLTA DO PR E CANADÁ

O próximo compromisso de Otávio Bulgarelli será na Volta do Paraná, prova por etapas que vai do dia 3 até 7 de junho.

Logo após a prova no Paraná, Otávio Bulgarelli embarca para o Canadá, onde fará um estágio na equipe Louis Garneau.

A primeira prova no Canadá será o Tour de Beauce, que começa no dia 9 de junho com uma prova de circuito de 165 km na cidade de Lac-Etchemin, na província de Quebec. O Tour de Beauce tem sete etapas e termina no dia 14 de junho.

Fonte: http://www.bikemagazine.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4952&Itemid=68


Por conhecidência hoje li esse artigo e lembrei muito da minha corrida

Nada mal né? era isso que eu deveria ter feito na corridinha aqui, aprende Walber! rsrsrs Ainda dá tempo!

Resultado taça imprensa

Essa corrida foi em homenagem ao dia do meio ambiente (o trofeu foi bonitinho) e tb teve uma homenagem a um colega ciclista que morreu vítima de atropelamento por um irresponsável embriagado, uma tragédia mesmo lamentável uma perda de alguém é sempre muitor triste.

Bom a corrida foi legal a bike respondeu bem durante toda a prova, na 1ª volta senti as pernas meio pesadas mas foi soltando, foram 8 voltas num circuito de 3,5km acabou com média de 35km/h.
Na minha categoria foram uns 7 caras, basicamente quem ditou o ritimo foi eu e meus dois parceiros de treino, os que foram pro pódium na corrida anterior. Incrivel que em toda prova não teve UM ataque sequer. foi todo mundo ali na roda, na fila indiana qd a gente puxava mais; essa eu queria levar mas não teria chance pra um dos meus colegas pois ele é muito forte na chegada mas certamente eu ficaria ou em 2º ou 3º, 1º lugar só se cansasse ele e ganhasse fulgado, e foi o que tentei.

Antes deixa eu explicar como foi que participei sem STI (os passadores)...
Deixei a corrente na coroinha (39 dentes) e no pinhão com 13 dentes da catraca (o menor no caso) daí eu saberia que eu poderia manter 30-35km/h por um bom tempo e chegar à 50 por um curto espaço de tempo. Foi até loucura eu participar assim pois tava ciente que basicamente não teria chance se a chegada fosse em massa (ah a gente largou com outras categorias deu umas 15 pessoas e foi todo mundo junto na maior parte da prova)...

...E segue...
Na última volta faltando 1,5km antes de uma das pontes (eram 3 essa era a 2ª ponte) as outras categoria foram pra frente e ninguém foi atrás só ficou a estreante atrás, quando essa categoria subiu a ponte (estavam a uns 100mt de nós) eu ataquei meus colegas nem esperavam, mas apertaram o passo, passei na frente das categorias e na segunda ponte olhei pra trás e tinha uns 50mts de diferença entre mim e meu pelotão, como tava sem marcha e não aguentaria fazer o retão subi a corrente na mão (FOI MEU ERRO) pro coroão a bike ficou mais pesada e o pior de tudo pela ansia de abrir mais forcei e a corrente (já com problema de desgaste) caiu faltando 200mts pra chegada, aí claronão tinha mais o que fazer só assistir o pessoal passar, daí passa meus dois amigos levaram DE NOVO 1º e 2º e o 3º lugar ficou pra zebra da corrida um carinha que tava de caloi 10 de ferro com pneu 27x1, ou seja fora do padrão, e de TENIS. Deu até um ferrenho debate sobre isso na comunidade do orkut, tipo será que nego ganha prova com força de vontade, a unanimidade das opiniões é... NÃO, numa competição pra chegar na frente ou vc treina ou vc assiste, se acontece essas "zebras" é pq o nível foi fraco. Fiquei meio encasquetado com isso, mas é verdade! Seria pedir demais na relação que eu estava, fazer o que?
Na próxima a bike vai tá tinindo, vamos ver no que vai dá.

Ah não tô criticando o carinha da Caloi 10 dou o maior apoio a quem se esforça e luta pelo que quer sem ter meios. Assim como ele tenho muito o que aprender, como nunca pedalar sem estar 110%. (isso é minha cobrança pessoal)

até!

sábado, 6 de junho de 2009

Taça Imprensa

Bom é amanhã a corrida como minha bike tá faltando STI e como no treino dessa quinta eu quase me acidendo por causa da corrente que caio, provavelmente eu não use minha própria bike. Como é um circuito praticamente plano até daria pra ir usando apenas uma marcha como fiz no treino, mesmo sendo ruim isso, pois a velocidade sempre varia e andar na cora 53 e catraca 15 não é muito confortável estando à 28 ou 30km/h é o que o pessoal faz numa parte do circuito devido o vento. Mas vamos ver um colega já disponibilizou a bike dele pra mim correr o que será uma honra mas morro de medo de cair e quebrar alguma coisa. É melhor não pensar nisso e ver no que vai dá. tô meio indeciso se participo ou não, na segunda eu posto o resultado aqui.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sonho

Em um trecho de seu memorável discurso Martin Luther King disse:
"Eu ainda tenho um sonho."

Esses dias eu refleti sobre isso... de quantas vezes eu tive um sonho, não tô
falando dos sonhos loucos de quando a gente tá dormindo (eu já sonhei que tava
voando e foi fantástico! nesse dia eu cai do beliche e
acordei com a cara fria no chão e fui chorando pro quarto da minha mãe rsrsrs).
Falo daqueles sonhos que se tem acordado daqueles que vc chega a planejar e é impucionado a fazer tudo, qualquer coisa pra ele seja realizado. Eu li praticamente toda história sobre a travessia do Amir Klink (livro, recomendo a
leitura) sozinho, num barco a remo no oceando atlântico, fiquei tão facinado por aquilo, que "sonhei" em fazer, claro que não nessa magnitude, talvez sim, mas tinha medo de morrer hahahaha, nossa pensei em tantas possibilidades, mas a que mais chegou perto foi percorrer o Rio São Francisco de caiaque (pouco tempo depois um camarada fez o trajeto) na época eu tinha uns 17 anos, depois eu pensei em comprar um veleiro pequeno pra navegar todo litoral brasileiro, eeeee....... não rolou...

Eu acredito que um sonho precisa ser perseguido até as últimas forças, creio que é ali no alge da realização daquele sonho que o indivíduo sente-se realizado, o que importa é a sua concretização seja pro indivíduo ou seja pro coletivo, o que acho mais louvável, pena que o Luther King morreu e não viu a posse do Obama, mas a labuta dele vingou, o sonho dele floresceu.

Quando era criança, eu soube de um cara que viajou de Caruaru (cidade do agreste de Pernambuco, onde fui criado) até Recife Capital, de bike. Num estalo minha mente já foi arquitetando a viajem, bike, peças extras, ferramenta, mapa, lanche etc. rsrsrs 120km!!! hoje eu faço isso num treino de fim semana, mas nunca fui até caruaru fazendo treino. Mas esse eu já realizei meio que sem querer. Foi assim:
Fui de MTB levando uns 20kilos de material, roupa, barraca etc. coisa de cicloturismo.

-----------
Ida no dia 19/02
Recife - João Pessoa = BR 101 (tá muito ruim pois estão duplicando e praticamente não existe acostamento, as partes já prontas estão uma blz, ano que vem ou 2010 vai valer mais a pena transitar por lá)
João Pessoal - Campina Grande = BR 230 (estrada excelente)

Total - 250km 12 horas de pedal

Volta no dia 23/02
Campina grande - Caruaru = BR 104 (sem acostamento pouco movimentada mas foi legal)
Caruaru - Recife = BR 232 (boa mas com muito cascalho, choveu, quase caí, pneu meio murcho, pedalei a noite e tava sem lanterna, aprendi a lição)

Total - 280km 19 horas de pedal
-------------------
Batizei de "O quadrado" devido a aparencia que fica o traçado no Google Earth.
-------------------


"Eu ainda tenho um sonho." fazer o Desafio 24hr no Ceará esse ano. Nos meus sonhos ciclísticos com a idade, a vida de pai, marido e a pouca verba, fica meio
inviável lutar por essas coisas. Mas a realização pessoal de vc dizer CONSEGUI CARAMBA AAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHH... não tem preço, parece meio egoísta isso mas não é. O Chris Hoy talvez nunca seria um campeão se não visse o seu chara Chris Boardman na TV batendo o recorda da hora, da mesma forma o Obree nunca seria impucionado a bater o recorde da hora do Boardman se esse não existisse (seis dias depois o Boardman bateu o do Obree) e hoje o Obree quer bater o record mundial com 47 anos. Vale a pena correr atrás ainda que duvidem, vale a pena se gastar ainda que te critiquem, vale a pena lutar pelo que vc acredita ainda que pareça impossível, vale a pena! se não valer eu cegue!!! kkkkkkkkkkkk

a próposito...
Hoje passou no programa de Ana Maria Braga um garotinho que sonhava em conhecer os Harlem Globe Trotter. aqui na integra
Aí vem o Kassab e investe R$ 223,4 mil num campeonato de truco, aqui, e não investe R$ 1 no basquete, faz-me rir! não é criticando o truco mas 223 mil reais é no mínimo de se estranhar

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tô meio:

Chateado
Domingo tem corrida e talvez eu não participe pois tô sem o STI, e sem marchas não dá (ou dê) Semana que vem vou apertar a mulher do cartão pra ver se ela tira o escorpião do bolso e deixa o crédito na loja pra eu pegar a peça.

Ontem depois de um treino altamente mais ou menos, pelo fato do pelotão ser reduzido a média horária não foi constante, então a gente fio de acordo com os declives do terreno, qd aliviava (subidas e cansaço) eu baixava a corrente pra coroa menor NA MÃO qd aumentava (descendo e mantendo o passo na reta) o ritmo lá ia eu me contorcer pra colocar a corrente pra cima, e nisso foi umas penosas 4 vezes, pelo menos deu pra desentravar as pernas, amanhã tenho esperanças que seja mais produtivo, com uma certa constancia na kilometragem e com menos chuva, pois o STI ainda não tá na mão. 
Vida que segue, não tô parado meu guri tá saudável e minha mulher supera esses gastos imediatos rsrs

até!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Treino de reconhecimento do novo quadro

No treino não senti muita diferença pedalando sentado já qd se pedala em pé o bicho é até melhor que o meu antigo pois como ele é mais rígido dá a impressão que rende melhor a pedalada qd se pedala em pé por exemplo. Bom o quadro até que é bom, tô carregando o mesmo peso mas a bike tá querendo correr mais, isso é bom vamos ver num treino mais longo, acho que sábado.

Só pra ficar resgistrado pra futuras pesquisas minhas... 
O antigo era de alavanca, esse vou precisar comprar um STI (o que já preciso a MUITO tempo) no fim até que dei uma economizada pois tô usando o mesmo garfo, tá levemente empenado mas tá inteiro, se houver uma micro fisura nele eu só vou descobrir qd levar um tombão, o que não é muito saudável, então vou andando na maciota e torcendo pra ele não quebrar. Um garfo novo tá na média de uns 200 e lá vai o trem (até achei um de 100 novo e um de 50 usado mas ambos não cabem, são stand) 

Hoje treinei usando apenas uma marcha, o que é terrível! a grana do cartão já vai ser as rodas, o que tô precisando tb sensivelmente, tô vendendo os restos mortais pra comprar o STI devagarzinho, enquanto isso vou fazer uma gambiarra pra poder passar as marchas.

a novela continua...

Até!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Roupa nova

Hoje fui tentar resolver a famigerada bronca da gancheira da bike na oficina de um colega de treino "Índio". Eu até poderia comprar apenas essa peça, mas ela é meio "mosca branca" pra achar e além do mais já tava de saco cheio do quadro e pra finalizar essa seleuma infinda, Indio tava vendendo um Kalf em bom estado (o quadro que vi na loja) comprei quase pela metade do preço, e pela ansia já instalei as peças nele lá mesmo e já voltei pedalando pra casa.
Já fiz o teste de soltar as mãos e só tá uma besterinha pendendo pra esquerda, mas é por causa do garfo rsrsrs esse tá com os dias contados. Agora a grana que tá no cartão da mulher vou correr atrás de um STI (passadores de marcha).

O quadro é muito arisco comparado com o meu, impressionante como a diferença de um pro outro é absurda, teoricamente ele será bom pra fazer sprints (trocando em miudos é arrancadas curtas) mas eu não sou muito bom em sprint, vou poder avaliar melhor nos treinos. Amanhã tem e posto aqui como foi.

Até!